Confira as melhores dicas para economizar no transporte de cargas e otimizar toda a logística do seu negócio.
A busca por um transporte de cargas econômico é constante, mas pode ser mais simples do que você imagina. Existem algumas medidas básicas que podem te ajudar a otimizar a logística da empresa, trazendo mais economia para o seu bolso.
Se você quer saber como economizar no transporte de cargas, acompanhe a leitura deste post e confira ótimas dicas para reduzir seus custos sem afetar a eficiência do transporte.
Como economizar no transporte de cargas?
Ao planejar uma viagem, é comum calcular tarifa de pedágios, custos do seguro e da transportadora, mas será que não podemos economizar em alguns itens?
Quando bem planejado, o transporte de cargas pode ser muito mais econômico do que você espera e isso sem perder a qualidade do serviço. Conseguir essa economia é um grande passo para investir em outras áreas e impulsionar o crescimento da empresa.
Para conseguir essa economia no transporte de cargas precisamos ir além dos cálculos e aplicar algumas estratégias que parecem simples, mas fazem toda a diferença para a redução de gastos. A técnica de cross-docking, por exemplo, pode ajudar a economizar com aluguel de espaço para armazenamento e ainda agilizar seu transporte.
Dicas para economizar no transporte de cargas
Para te ajudar na redução no custo de transporte de cargas, separamos 4 dicas que farão toda a diferença no valor final do processo. Confira:
-
Tenha controle financeiro
O primeiro passo rumo à economia no transporte de cargas é ter um bom controle financeiro. Acompanhe de perto todos os gastos com o processo: coloque tudo em uma planilha para não se perder e atualize-a sempre que necessário.
Com isso você sabe exatamente qual é o custo de transporte de cargas na empresa e pode identificar com mais facilidade os pontos em que você pode economizar.
-
Técnicas para economizar combustível
O combustível é um dos maiores gastos no transporte de cargas no Brasil, mas a boa notícia é que existem formas de economizar este custo também, olha só:
- Planeje os abastecimentos
- Mantenha a troca de óleo em dia, lembrando sempre de utilizar o óleo correto
- Utilize o GPS para não errar o caminho
- Use a técnica DWB (Driving Without Brakes) sempre que possível. Ela consiste em utilizar apenas o freio motor e não o do pedal, mas não confunda com a “banguela”: essa consome mais combustível e desgasta mais as pastilhas de freio
- Mantenha a tensão adequada nas correias e adicione carenagem para teto de caminhões cara chata
-
Terceirize serviços pontuais de manutenção
Os serviços básicos de manutenção demandam um profissional fixo, mas existem reparos pontuais que podem ser realizados por empresas terceirizadas para diminuir o custo de transporte de carga. Pinturas, soldagens e reparos em transmissões são alguns deles.
Outro ponto que pode trazer economia no transporte de cargas é a manutenção preventiva da frota: controle os prazos para não se adiantar e ter gastos desnecessários, assim suas finanças serão melhor direcionadas.
-
Atenção aos contratos de seguro
Alguns contratos de seguro como o DPVAT e o RCTR-C (Responsabilidade Civil do Transportador Rodoviário de Carga) são obrigatórios, mas existem maneiras de tornar o transporte de cargas econômico neste ponto também.
No caso de mudanças de rotas, por exemplo, é possível rever suas apólices e reduzir os gastos, já que os valores são calculados conforme o local em que o veículo vai trafegar. Analisar suas rotas e identificar possibilidades de mudanças para diminuir estes valores também é uma ótima opção.
Gostou dessas dicas para economizar no transporte de cargas? Para otimizar ainda mais a logística do seu negócio, conte com a ajuda da Solo Brasil Transportes!
Quer garantir a segurança no transporte dos seus produtos? Acesse Solo Brasil Transportes e solicite um orçamento agora mesmo! |