Saiba para que serve o cross-docking e como o processo pode otimizar a logística do seu negócio!
Nós sabemos como é difícil gerenciar uma empresa e organizar a logística de distribuição de produtos. Além disso, também é preciso pensar em estratégias para se destacar dentro de um mercado tão competitivo e é com isso que o processo de cross-docking pode te ajudar.
Otimizar a entrega de produtos é uma das melhores maneiras de oferecer uma boa experiência ao consumidor e sair na frente dos concorrentes. Para entender o que é cross-docking e como ele pode te ajudar nessa estratégia, continue a leitura deste post!
O que é cross-docking?
O cross-docking é um sistema de distribuição que agiliza suas entregas. A tradução do termo já ajuda a entender melhor o processo: cruzando as docas.
Vamos entender como funciona o cross-docking na prática: quando alguém compra um produto no seu site, essa mercadoria é enviada a um armazém ou centro de distribuição que o envia para o cliente.
Essa técnica é muito utilizada pelos e-commerces exatamente por garantir uma distribuição rápida e ajudar na economia de gastos com espaços para estoque de produtos.
Para se ter uma ideia do cenário nacional, os e-commerces cresceram 12% só no primeiro semestre de 2019 e a entrega atrasada ainda é a maior queixa em compras online. Um atendimento de qualidade faz toda a diferença para o crescimento do seu negócio e o processo de cross-docking pode ser um ótimo aliado.
Para que serve o cross-docking?
Depois de entender o que é cross-docking, vamos entender melhor por que ele é tão importante para a sua empresa. Imagine só: um cliente compra um produto da sua loja, é mau atendido e a entrega ainda atrasa, você acha que ele voltaria a comprar com você?
Dados de pesquisas comprovam que não. Um estudo realizado pela Freshworks demonstrou que um e-commerce pode perder até R$11 bilhões devido ao mau suporte ao consumidor. Ninguém quer perder esse dinheiro todo, certo?
Uma das vantagens do cross-docking é otimizar a sua logística. Com um centro de distribuição, o processo fica muito mais organizado e as vendas fluem muito melhor, o que contribui para o crescimento do seu negócio.
Vantagens do cross-docking
Bom, já entendemos como funciona o cross-docking e para que ele serve, mas nós decidimos compartilhar com você também algumas vantagens que fazem toda a diferença para a sua empresa.
O processo de cross-docking traz muitos outros benefícios além de agilidade e organização, confira:
-
Reflete na satisfação do cliente
A agilidade e os cuidados com o transporte de cargas vai refletir diretamente na satisfação do cliente e essa é uma das principais vantagens do cross-docking, pois traz resultados muito positivos para a empresa. Além da fidelização de clientes, a atração de novos consumidores pelo marketing de indicação é fortalecida.
-
Flexibilidade na quantidade de mercadoria
O cross-docking permite uma flexibilidade maior na quantidade de mercadoria que você mantém em estoque. Ao invés de manter um estoque fixo, você pode adaptar seus pedidos com fornecedores conforme a sua demanda.
-
Economia com local físico para estoque
A consequência da flexibilidade no estoque é exatamente a economia com local físico para armazenar seus produtos, já que você não precisa gastar com lugares muito grandes. Isso também facilita a gestão desse estoque.
Já deu para entender bem para que serve o cross-docking e a importância dele para a logística da empresa, certo? Para otimizar ainda mais sua distribuição, entre em contato com a Solo Brasil Transportes, referência no mercado há mais de 10 anos!