Entenda o que é e como funciona o cross-docking

Compartilhe
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Saiba para que serve o cross-docking e como o processo pode otimizar a logística do seu negócio!

Nós sabemos como é difícil gerenciar uma empresa e organizar a logística de distribuição de produtos. Além disso, também é preciso pensar em estratégias para se destacar dentro de um mercado tão competitivo e é com isso que o processo de cross-docking pode te ajudar. 

Otimizar a entrega de produtos é uma das melhores maneiras de oferecer uma boa experiência ao consumidor e sair na frente dos concorrentes. Para entender o que é cross-docking e como ele pode te ajudar nessa estratégia, continue a leitura deste post!

O que é cross-docking?

O cross-docking é um sistema de distribuição que agiliza suas entregas. A tradução do termo já ajuda a entender melhor o processo: cruzando as docas. 

Vamos entender como funciona o cross-docking na prática: quando alguém compra um produto no seu site, essa mercadoria é enviada a um armazém ou centro de distribuição que o envia para o cliente. 

Essa técnica é muito utilizada pelos e-commerces exatamente por garantir uma distribuição rápida e ajudar na economia de gastos com espaços para estoque de produtos. 

Para se ter uma ideia do cenário nacional, os e-commerces cresceram 12% só no primeiro semestre de 2019 e a entrega atrasada ainda é a maior queixa em compras online. Um atendimento de qualidade faz toda a diferença para o crescimento do seu negócio e o processo de cross-docking pode ser um ótimo aliado.

Para que serve o cross-docking?

Depois de entender o que é cross-docking, vamos entender melhor por que ele é tão importante para a sua empresa. Imagine só: um cliente compra um produto da sua loja, é mau atendido e a entrega ainda atrasa, você acha que ele voltaria a comprar com você?

Dados de pesquisas comprovam que não. Um estudo realizado pela Freshworks demonstrou que um e-commerce pode perder até R$11 bilhões devido ao mau suporte ao consumidor. Ninguém quer perder esse dinheiro todo, certo?

Uma das vantagens do cross-docking é otimizar a sua logística. Com um centro de distribuição, o processo fica muito mais organizado e as vendas fluem muito melhor, o que contribui para o crescimento do seu negócio.

Vantagens do cross-docking

Bom, já entendemos como funciona o cross-docking e para que ele serve, mas nós decidimos compartilhar com você também algumas vantagens que fazem toda a diferença para a sua empresa. 

O processo de cross-docking traz muitos outros benefícios além de agilidade e organização, confira: 

  1. Reflete na satisfação do cliente

A agilidade e os cuidados com o transporte de cargas vai refletir diretamente na satisfação do cliente e essa é uma das principais vantagens do cross-docking, pois traz resultados muito positivos para a empresa. Além da fidelização de clientes, a atração de novos consumidores pelo marketing de indicação é fortalecida.

  1. Flexibilidade na quantidade de mercadoria

O cross-docking permite uma flexibilidade maior na quantidade de mercadoria que você mantém em estoque. Ao invés de manter um estoque fixo, você pode adaptar seus pedidos com fornecedores conforme a sua demanda.

  1. Economia com local físico para estoque

A consequência da flexibilidade no estoque é exatamente a economia com local físico para armazenar seus produtos, já que você não precisa gastar com lugares muito grandes. Isso também facilita a gestão desse estoque. 

Já deu para entender bem para que serve o cross-docking e a importância dele para a logística da empresa, certo? Para otimizar ainda mais sua distribuição, entre em contato com a Solo Brasil Transportes, referência no mercado há mais de 10 anos!

Você pode gostar também dos artigos abaixo

Deixe seu comentário.

Solo Brasil

Sua solução de transportes de cargas sem burocracias Solo Brasil Transportes. Conhece por isso oferece, entende por isso atende. * Transportamos em todo território nacional a partir de uma tonelada*. Parceria com empresas de transporte fluvial e aéreo a nível nacional

Posts Recentes

Preencha o formulário abaixo e
para receber um contato de um de nossos especialistas. Queremos fazer o melhor para você!

Quer receber nossas novidades?

Cadastre- se em nossa Newsletter e receba conteúdo exclusivo Solo Brasil Transportes.