Saiba os benefícios que um sistema de codificação para armazém pode trazer para o seu negócio!
Se você tem um armazém, sabe a importância de manter os produtos sempre organizados para evitar erros e otimizar os processos logísticos, não é mesmo? Uma das melhores maneiras de fazer isso é por meio de um bom sistema de codificação e é sobre isso que vamos falar neste post.
Para te ajudar a encontrar o melhor sistema e entender a importância da codificação de itens para armazém, vamos explicar como funciona o processo e compartilhar com você as principais vantagens dessa organização. Vamos começar?
Como funciona a codificação de itens para armazém?
A codificação de itens é essencial para manter uma boa gestão no armazém, facilitando os processos operacionais e aumentando a produtividade da equipe. Ao criar um sistema, você agiliza não apenas o preparo de produtos, como também a gestão de transporte, distribuição e entrega ao consumidor final, garantindo assim a satisfação de seus clientes.
O ideal é encontrar um sistema fácil e prático para criar o seu próprio código interno. Utilize letras e números, organizando de acordo com a estrutura física do armazém e a disposição dos produtos: letras podem identificar zonas do armazém, enquanto os números identificam prateleiras, corredores e alturas em que os produtos estão localizados.
Confira um exemplo de agrupamento para os itens:
- Família: aqui deve-se especificar o macro grupo no qual o produto está inserido
- Subfamília: já aqui descreve-se o grupo específico de cada produto
- Artigo: essa codificação diz respeito ao nome do produto
- Tamanho: aqui especifica-se o tamanho ou formato do item
- Cor: aqui você deve detalhar a coloração de cada item
Conheça as vantagens do sistema de codificação para armazém
-
Controle de estoque
Controlar a entrada e saída de produtos é muito importante para manter um bom gerenciamento de armazém. Com a codificação dos itens essa tarefa fica bem mais simples, já que o inventário pode ser realizado de forma mais prática e organizada pela equipe operacional.
-
Facilidade na localização de produtos
Outro ponto essencial para garantir uma logística eficiente é a organização dos produtos para que a equipe possa encontrá-los com facilidade quando necessário. Um sistema de codificação para armazém bem estruturado permite a localização rápida dos itens, assegurando mais agilidade em todas as etapas de preparo, embalagem e envio dos produtos.
-
Otimização operacional
Cm tudo o que falamos nos itens anteriores já deu para perceber como a codificação pode melhorar toda a parte operacional do armazém, não é mesmo? Essa otimização operacional tem muitas consequências positivas: além de garantir mais agilidade nos processos, ela aumenta a produtividade e ainda pode trazer mais economia para sua empresa.
-
Redução de erros logísticos
Outro impacto muito positivo da codificação para o gerenciamento de armazém é a redução drástica de erros nos processos logísticos. Com maior controle e operações mais eficazes, é possível evitar diversos problemas que poderiam atrasar todas as tarefas, como a venda de um produto fora de estoque ou o envio de um item errado, por exemplo.
Gostou das nossas dicas? Não há dúvidas de que o sistema de codificação é essencial para garantir um bom gerenciamento de armazém, por isso contar com uma empresa especializada pode ajudar. Entre em contato com a Solo Brasil Transportes para conhecer os serviços de armazenagem, transporte e distribuição.
Quer otimizar a gestão do seu armazém? Acesse o site da Solo Brasil Transportes e saiba tudo sobre logística e transporte para tornar o seu negócio cada vez mais eficiente! |
Leia também: Entenda o que é e como funciona o cross-docking