Saiba como economizar no transporte de cargas com este passo a passo!

Compartilhe
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
economizar no transporte de cargas

Confira as melhores dicas para economizar no transporte de cargas e otimizar toda a logística do seu negócio.

A busca por um transporte de cargas econômico é constante, mas pode ser mais simples do que você imagina. Existem algumas medidas básicas que podem te ajudar a otimizar a logística da empresa, trazendo mais economia para o seu bolso.

Se você quer saber como economizar no transporte de cargas, acompanhe a leitura deste post e confira ótimas dicas para reduzir seus custos sem afetar a eficiência do transporte.

Como economizar no transporte de cargas?

Ao planejar uma viagem, é comum calcular tarifa de pedágios, custos do seguro e da transportadora, mas será que não podemos economizar em alguns itens?

Quando bem planejado, o transporte de cargas pode ser muito mais econômico do que você espera e isso sem perder a qualidade do serviço. Conseguir essa economia é um grande passo para investir em outras áreas e impulsionar o crescimento da empresa.

Para conseguir essa economia no transporte de cargas precisamos ir além dos cálculos e aplicar algumas estratégias que parecem simples, mas fazem toda a diferença para a redução de gastos. A técnica de cross-docking, por exemplo, pode ajudar a economizar com aluguel de espaço para armazenamento e ainda agilizar seu transporte. 

Dicas para economizar no transporte de cargas

Para te ajudar na redução no custo de transporte de cargas, separamos 4 dicas que farão toda a diferença no valor final do processo. Confira: 

  • Tenha controle financeiro

O primeiro passo rumo à economia no transporte de cargas é ter um bom controle financeiro. Acompanhe de perto todos os gastos com o processo: coloque tudo em uma planilha para não se perder e atualize-a sempre que necessário.

Com isso você sabe exatamente qual é o custo de transporte de cargas na empresa e pode identificar com mais facilidade os pontos em que você pode economizar. 

  • Técnicas para economizar combustível

O combustível é um dos maiores gastos no transporte de cargas no Brasil, mas a boa notícia é que existem formas de economizar este custo também, olha só:

  • Planeje os abastecimentos
  • Mantenha a troca de óleo em dia, lembrando sempre de utilizar o óleo correto
  • Utilize o GPS para não errar o caminho
  •  Use a técnica DWB (Driving Without Brakes) sempre que possível. Ela consiste em utilizar apenas o freio motor e não o do pedal, mas não confunda com a “banguela”: essa consome mais combustível e desgasta mais as pastilhas de freio
  • Mantenha a tensão adequada nas correias e adicione carenagem para teto de caminhões cara chata
  • Terceirize serviços pontuais de manutenção

Os serviços básicos de manutenção demandam um profissional fixo, mas existem reparos pontuais que podem ser realizados por empresas terceirizadas para diminuir o custo de transporte de carga. Pinturas, soldagens e reparos em transmissões são alguns deles.

Outro ponto que pode trazer economia no transporte de cargas é a manutenção preventiva da frota: controle os prazos para não se adiantar e ter gastos desnecessários, assim suas finanças serão melhor direcionadas. 

  • Atenção aos contratos de seguro

Alguns contratos de seguro como o DPVAT e o RCTR-C (Responsabilidade Civil do Transportador Rodoviário de Carga) são obrigatórios, mas existem maneiras de tornar o transporte de cargas econômico neste ponto também. 

No caso de mudanças de rotas, por exemplo, é possível rever suas apólices e reduzir os gastos, já que os valores são calculados conforme o local em que o veículo vai trafegar. Analisar suas rotas e identificar possibilidades de mudanças para diminuir estes valores também é uma ótima opção.

Gostou dessas dicas para economizar no transporte de cargas? Para otimizar ainda mais a logística do seu negócio, conte com a ajuda da Solo Brasil Transportes

 

Quer garantir a segurança no transporte dos seus produtos? Acesse  Solo Brasil Transportes e solicite um orçamento agora mesmo!

Você pode gostar também dos artigos abaixo

Deixe seu comentário.

Solo Brasil

Sua solução de transportes de cargas sem burocracias Solo Brasil Transportes. Conhece por isso oferece, entende por isso atende. * Transportamos em todo território nacional a partir de uma tonelada*. Parceria com empresas de transporte fluvial e aéreo a nível nacional

Posts Recentes

Preencha o formulário abaixo e
para receber um contato de um de nossos especialistas. Queremos fazer o melhor para você!

Quer receber nossas novidades?

Cadastre- se em nossa Newsletter e receba conteúdo exclusivo Solo Brasil Transportes.