Afinal, qual é a diferença entre frete e carreto? Descubra aqui!

Compartilhe
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
diferença entre frete e carreto

Está em dúvida sobre qual a diferença de frete e carreto? Não sabe qual é a melhor opção para você? Então este post vai te ajudar: aqui você vai descobrir o que é frete e o que é carreto, além de conferir as principais divergências entre os dois tipos de transporte. 

Quer entender melhor essas diferenças? Então é só continuar a leitura deste artigo com a gente!

O que é frete?

Quando falamos em frete para transporte de cargas a relação com aquele valor cobrado para transportar itens é muito comum, mas a palavra também possui outro significado dentro do universo dos transportes. O frete pode ser utilizado para pequenas mudanças, servindo para transportar produtos de um ponto para outro.

Este tipo de entrega costuma estar relacionada aos transportes dentro de uma mesma cidade, mas pode incluir regiões próximas em alguns casos. Vale lembrar que a contratação de uma empresa especializada ou uma boa transportadora são as escolhas mais indicadas para grandes distâncias. 

O que é carreto?

A entrega do carreto também está relacionada a pequenas mudanças e os itens carregados podem ser de porte menor, além de as distâncias serem normalmente mais curtas – limitadas ao próprio município. Vale ressaltar que esta modalidade considera apenas o transporte dos itens, o que significa que toda a organização e carregamento fica por sua conta.

Isso acontece porque o responsável pelo serviço costuma trabalhar sem ajudantes, ao contrário do que acontece nos fretes. Outro ponto aqui é que os profissionais normalmente são autônomos, por isso será comum encontrar muita informalidade.

Apesar disso, existem muitos profissionais que são autorizados a trabalhar com este tipo de transporte, como veremos mais à frente neste post. 

Diferença de frete e carreto na prática

carreto e frete

Apesar de serem muito parecidos, os dois tipos de transporte são distintos e podemos dizer que a principal diferença entre frete e carreto está na forma que os serviços são feitos. 

Para que você possa entender melhor, listamos os fatores diferentes em cada um dos transportes. Confira:

  1. Modais utilizados

Uma grande diferença entre frete e carreto são os tipos de modais utilizados para realizar o transporte de cargas. Enquanto o frete pode ser feito em uma variedade maior de transportes, o carreto normalmente está relacionado a veículos menores como vans, camionetes ou pequenos caminhões. 

  1. Organização da carga

Outra divergência importante entre os dois tipos de transporte é com relação a organização da carga para o carregamento. A logística por trás do frete envolve uma equipe para realizar o carregamento dos itens, que devem ser previamente organizados por quem contratou o serviço.

Por outro lado, no carreto as duas tarefas ficam por conta do contratante, ou seja: quem solicitou o serviço de carreto deve organizar e carregar os itens no transporte. É por este motivo também que o carreto pode ser uma opção mais barata, mas o frete é uma alternativa mais completa e a diferença de preço acaba compensando quando colocamos tudo na ponta do lápis. 

  1. Equipe e vínculos empregatícios

Enquanto o carreto pode ser realizado por profissionais autônomos e muitas vezes informais, o frete costuma ser de responsabilidade de uma empresa ou possui algum tipo de contrato empregatício, além de ser realizado por mais de uma pessoa com mais frequência – mas nada impede a realização por profissionais autônomos também. 

Vale lembrar que o RNTC (Registro  Nacional de Transportadores Rodoviários de Carga) é o documento que autoriza o carreto. Por isso a dica é sempre perguntar por este registro ao profissional ou empresa transportadora que você deseja contratar – é possível fazer uma consulta pública de transportadores online também. 

Independente do tipo de transporte, é essencial escolher profissionais de confiança para garantir um serviço seguro e de qualidade. Não deixe de conferir dicas para acertar na decisão e otimizar seu transporte aqui no blog da Solo Brasil Transportes!

Leia também: Dicas sobre como otimizar a gestão de transporte

Você pode gostar também dos artigos abaixo

Deixe seu comentário.

Solo Brasil

Sua solução de transportes de cargas sem burocracias Solo Brasil Transportes. Conhece por isso oferece, entende por isso atende. * Transportamos em todo território nacional a partir de uma tonelada*. Parceria com empresas de transporte fluvial e aéreo a nível nacional

Posts Recentes

Preencha o formulário abaixo e
para receber um contato de um de nossos especialistas. Queremos fazer o melhor para você!

Quer receber nossas novidades?

Cadastre- se em nossa Newsletter e receba conteúdo exclusivo Solo Brasil Transportes.