Conheça os desafios no transporte de cargas pesadas e entenda como é realizado o processo no país. Saber como transportar cargas pesadas no Brasil não é uma tarefa para qualquer um: é preciso muito planejamento, responsabilidade e cuidado para quem trabalha no ramo. Se você quer entender como funciona o transporte de cargas pesadas no Brasil, acompanhe este post com a gente!
Como funciona o transporte de cargas pesadas?
Para começar a entender o processo, vamos explicar melhor a logística para transporte de cargas pesadas e a classificação dos produtos que se encaixam nesta categoria. O DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte) é o responsável por regulamentar o setor. Para saber como transportar cargas pesadas no Brasil, é necessário conferir a legislação e os documentos necessários para o tipo de veículo em questão. Depois disso, é preciso conseguir uma AET (Autorização Especial de Trânsito). Esse documento classifica e determina as normas para circulação de veículos e cargas acima dos limites de pesos e dimensões estabelecidos pelo COTRAN (Conselho Nacional de Trânsito). Máquinas pesadas, peças de construção civil ou da área industrial, por exemplo, entram na categoria de cargas pesadas e precisam dessa autorização.
Desafios no transporte de cargas pesadas no Brasil
A logística para transporte de cargas pesadas no Brasil pode ser bem complexa, mas com planejamento e cuidado tudo pode ser feito com tranquilidade. Para você entender melhor como transportar cargas pesadas no Brasil demanda muita atenção dos profissionais responsáveis, confira as principais dificuldades enfrentadas pelas transportadoras:
-
Segurança
Um dos maiores desafios no transporte de cargas pesadas é a segurança. Para se ter noção, o Brasil registrou 22 mil roubos de carga em 2018. Além do alto número de crimes no país, a maioria dos produtos classificados como cargas pesadas são de alto valor e por isso a garantia de segurança deve ser ainda maior. Qualquer problema durante o trajeto pode significar um grande prejuízo para o produtor e para a transportadora.
-
Burocracia
Além da AET, o transporte de cargas pesadas exige outras documentações, como o MDF-e (Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais), o CT-e (Conhecimento de Transporte Eletrônico) e documentações específicos para alguns tipos de cargas.
-
Logística
Já falamos por aqui que a logística para transporte de cargas pesadas não é simples, certo? Agora vamos explicar por que. É necessário pensar no trajeto, na segurança, no prazo de entrega, acompanhamento, rastreamento da mercadoria, burocracia e muito mais. É muita coisa para uma pessoa só, não é mesmo? Por isso, o mais indicado é que você procure uma empresa especializada em transporte de cargas pesadas para realizar o serviço para você sem problemas. A Solo Brasil Transporte é especialista no assunto, com serviços de qualidade, com segurança e agilidade. Todo o processo, desde a coleta do produto até a entrega, é planejado por meio de um sistema de gestão informatizado para garantir a eficiência no processo. Acesse nosso site e entre em contato com a nossa equipe para saber mais sobre nossos serviços!